Saúde

Amora Miúra para que serve

Amora Miúra é uma planta medicinal que tem sido usada há séculos para tratar várias condições de saúde. Também conhecida como amora brasileira, ela é originária da América do Sul e é conhecida por suas propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, pois é rica em nutrientes como:  Vitamina C, Ferro, Cálcio, Potássio e antocianinas, que são compostos antioxidantes, que ajudam a proteger o corpo contra o estresse oxidativo e a inflamação.

Amora Miura
Fonte: Pexels

Esses compostos ajudam a melhorar a saúde cardiovascular e reduzir o risco de doenças crônicas, como diabetes e câncer.

Embora  a Amora Miúra seja mais conhecida por seus benefícios para a saúde feminina, como alivio dos sintomas da menopausa, ela também é benéfica para os homens.

Estudos sugerem que ela pode ajudar a melhorar a saúde sexual masculina, aumentando a libido e melhorando a função erétil. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar esses benefícios.

Amora Miúra e os Benefícios para a Saúde Feminina

A Amora Miúra é uma planta que tem sido estudada e apreciada por suas propriedades benéficas para a saúde feminina.

Aqui estão alguns dos principais benefícios que a Amora Miúra podem trazer:

1. Regulação Hormonal:

  • Uma das características mais notáveis da Amora Miura é sua capacidade de auxiliar na regulação dos hormônios femininos, como o estrogênio. Isso é particularmente relevante durante a menopausa, quando as flutuações hormonais podem causar sintomas desconfortáveis.
  • A Amora Miura contém fitoestrogênios, compostos naturais que imitam a ação do estrogênio no corpo, ajudando a aliviar desequilíbrios hormonais e reduzir sintomas como alterações de humor.

2. Alívio dos Sintomas da Menopausa:

  • Muitas mulheres enfrentam incômodos durante a menopausa, como ondas de calor, sudorese noturna, insônia e irritabilidade. A Amora Miura podem proporcionar alívio desses sintomas, tornando a transição pela menopausa mais suave.
  • A regulação hormonal proporcionada pela Amora Miura pode reduzir a frequência e a intensidade das ondas de calor, melhorar a qualidade do sono e promover um equilíbrio emocional.

3.Melhora da Saúde Cardiovascular

A Amora Miura é rica em antioxidantes, que ajudam a proteger as células do corpo contra danos causados pelos radicais livres. Além disso, ela contém compostos que ajudam a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e a aumentar os níveis de colesterol bom (HDL), em suma ela pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares.

4.Auxílio no Controle do Diabetes

A Amora Miúra contém compostos que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue, o que pode ser benéfico para pessoas com diabetes. Além disso, ela é rica em fibras, o que ajuda a controlar a absorção de açúcar no organismo.

5.Promoção da Saúde Digestiva

A Amora Miúra é promove a saúde digestiva, pois possui fibras e muitas vitaminas que ajudando a reduzir a inflamação no trato gastrointestinal, o que pode ser benéfico para pessoas com doenças inflamatórias do intestino.

6.Ajuda a Emagrecer

A Amora Miura é uma fruta de baixa caloria e rica em fibras, por isso uma excelente opção para pessoas que estão tentando perder peso. Além disso, ela contém compostos que ajudam a reduzir a absorção de gordura no organismo e auxilia no controle do diabetes, promovendo melhora da saúde digestiva, ajudando na perda de peso. Importante lembrar que ela não deve ser usada como substituto para tratamentos médicos. Sugiro sempre consultar um profissional de saúde antes de fazer qualquer mudança significativa na dieta ou no estilo de vida.

Como Usar a Amora Miúra

A Amora Miúra é uma fruta muito versátil, que podemos consumir de diversas formas. Nesta seção, vou explicar algumas maneiras de usá-la para obter seus benefícios.

A forma mais simples de consumi-la é in natura, ou seja, diretamente da árvore, comprada na feira ou supermercado. Basta lavar bem as frutas e consumi-las inteiras ou em saladas de frutas, sucos, smothie, tortas e bolos.

Chá de Amora Miúra

Cha de Amora
Fonte: Pexels

O chá pode ser feito tanto da folha da amoreira como da fruta em si. É utilizado para tratar diferentes tipos de desconfortos, incluindo alguns sintomas de resfriado, diabetes, circulação, alivia cólicas mentruais, alivia sintomas da menopausa: como ondas de calor intenso e também ação contra envelhecimento, pois possui vitaminas B, C, E e K, além de potássio, manganês e ferro.

Receita

  1. Ferva um litro de água 
  2. Assim que a água ferver, desligue o fogo;
  3. Adicione de 3 a 5 folhas secas de amoreira, tampe o recipiente e deixe em repouso de 5 a 10 minutos
  4. Espere esfriar, coe e pronto!

Suco de Amora Miúra

Suco de Amora Miúra e seus beneficios

Outra opção é preparar suco. Para isso, basta bater as frutas no liquidificador com água, açúcar ou adoçante. Podemos consumir gelado ou natural.

Geléia de Amora Miúra

A geléia é uma opção saborosa para quem gosta de doces, podendo ser consumida com torradas, pães ou adicionada a receitas de bolos e tortas.

Receita Geléia

  • 4 xícaras de amoras frescas ou congeladas
  • 2 colheres (sopa) de pasta de tâmara ou pasta de uva ou outro adoçante como xilitol, eritritol ou stevia
  • 1 colher (sopa) de suco de limão

Modo de preparo: Coloque as amoras sem os cabinhos numa panela, acrescente a pasta de tâmara ou adoçante ou mesmo o açucar. Ligue o fogo e vá amassando as amoras, quando começar a ferver, baixar o fogo, para que amoras cozinhem, mexa para que não cole no fundo da panela, caso as amoras não estejam muito maduras, será preciso colocar um pouquinho de água. Cozinhe durante 20 minutos mais ou menos. Eu prefiro a geleia com pedaços da fruta, mas caso queira lisinha, pode bater no liquidificador, depois coloque num pode de vidro.

Capsula de Amora Miúra

Além das formas tradicionais de consumo, a Amora Miúra também pode ser encontrada em cápsulas ou comprimidos como suplemento alimentar.

Amora Miúra Capsulas

 

Após pesquisar sobre Amora Miúra e seus possíveis benefícios para a saúde, concluo que esta fruta pode ser uma excelente opção para quem busca melhorar a qualidade de vida. Embora não haja evidências científicas suficientes para comprovar todos os seus benefícios, estudos indicam que ela pode ser eficaz no controle do colesterol, diabetes e até mesmo na prevenção de alguns tipos de câncer.

No entanto, é importante lembrar que a Amora Miúra não deve ser considerada uma cura milagrosa para qualquer problema de saúde e que o seu consumo deve ser feito com moderação e sempre acompanhado de uma dieta equilibrada e atividade física regularmente.

Espero que este post tenha te ajudado a esclarecer os benefícios desta fruta tão maravilhosa.

Acompanhe nosso blog para mais dicas de saúde e bem estar.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *